Thursday, November 16, 2006

Pára e pensa

Sou publicitário. Vivo de vender sonhos para as pessoas. Mas muitas dessas pessoas jamais conseguirão realizar seus sonhos. Uma criança vai assistir TV - na vitrine de uma loja, porque o pai dela não tem dinheiro para comprar uma - e vai ver o comercial de um tênis. Ela vai receber tantos estímulos - “Compre, “use”, “tenha” - que vai ficar louca para comprar o produto. Mas daí ela lembra de sua condição miserável e isso vai gerar uma frustração. Uma baita duma frustração. E aí, o que ela vai fazer? Vai roubar o pisante do filhinho de papai que só deste modelo tem uns três pares? Ou vai cheirar cola ou fumar crack pra ver se esta vontade maldita passa? Pedir pro pai nem pensar, porque o pouco dinheiro que tem em casa ele usa pra encher a cara no bar e, sabe como é, né, toda vez que bebe, o véio fica violento. Mas aonde ele quer chegar, você deve estar se perguntando. Bem, caro internauta, quero apenas questionar o modelo de comunicação de massa que atinge mais consumidores do que deveria. Um modelo ultrapassado, que peca por colaborar com a exclusão social. Que tem uma correlação direta com marginalidade, criminalidade, violência, uso de drogas e consumismo desenfreado. Ou será que estou viajando?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home