Tuesday, December 29, 2009

Agências unidas jamais serão vencidas

Fim de ano sempre foi uma época boa para reflexões. É tempo de fazer uma retrospectiva do ano que passou e algumas resoluções para o ano que virá. Tenho pensado muito no que falta para o mercado publicitário do Vale do Paraíba decolar de verdade e a conclusão chega a ser quase óbvia: falta união. Isso mesmo: união das agências, dos profissionais e, principalmente, união de esforços para fazer a propaganda do Vale realmente acontecer.
Pode parecer influência do sentimentalismo que toma conta da gente nessa época do ano, mas esse sentimento vem me acompanhando bem antes do dia em que eu e meus sócios decidimos largar nossos empregos e abrir a nossa própria agência. Para minha surpresa, quando demos início à nossa revolução de ideias, descobri que vários profissionais de outras agências também se identificaram e abraçaram a nossa causa: mudar o mercado para melhor.
Dessa forma, o que era para ser um posicionamento da nossa agência tomou proporções bem maiores e despertou em muitos colegas de profissão um desejo que já estava latente há muito tempo. Com isso, muita gente se deu conta de que somente uma classe publicitária unida e forte poderia driblar a crise e sair vitoriosa de um ano que tinha tudo para ser um ano perdido.
Mesmo assim, muitas agências ainda encaram as limitações geográfico-territoriais do Vale e a proximidade entre os diversos players do mercado como uma ameaça. Acham que isso é justificativa para atuar de forma antiética, prospectar o cliente do concorrente e praticar uma política predatória de preços, o que acaba prostituindo e prejudicando todo o mercado. Para mim, um mercado como o nosso - onde todos se conhecem e se encontram nos eventos, nos shoppings, nos bares e nos restaurantes - é, na verdade, uma excelente oportunidade de aproximação e diálogo entre as diversas agências da região.
Iniciativas como a criação do Clube de Criação do Vale do Paraíba, a vinda da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - para a nossa região e a realização do primeiro Social Media Vale do Paraíba são dignas de aplausos e me fazem acreditar que estamos no caminho certo, rumo a um nível de profissionalização jamais visto no nosso mercado.
Na última edição do Prêmio Recall de Criação Publicitária, realizado no final de outubro em Ribeirão Preto, tivemos um bom exemplo de união: durante a cerimônia de premiação, todos os profissionais do Vale presentes estavam torcendo não para que sua agência recebesse prêmio, mas sim para que o Vale do Paraíba mostrasse a sua cara. A cara de um mercado criativo, altamente competitivo e com um grande potencial de crescimento.
Bem, meus amigos, confesso que estou muito feliz por estar vivendo esse momento tão especial para o nosso mercado. É preciso termos consciência de que estamos escrevendo um importante capítulo na história da propaganda do Vale do Paraíba. Tenho orgulho de fazer parte dessa revolução ao inaugurar a primeira hot shop do Vale. E para os desinformados, hot shop não tem a ver com o tamanho da agência, tem a ver com o tamanho das ideias. Hot shop é um formato diferente de agência: mais ágil, mais flexível e muito mais eficiente. Ou seja: ideal para a realidade do nosso mercado.
Finalmente, gostaria de desejar a todos um Ano Novo cheio de paz, saúde e grandes conquistas. E que em 2010 nós deixemos um pouco de lado a competição e pratiquemos mais a cooperação. Porque só assim, com união, a revolução sairá do papel e tomará conta das ruas, das mídias e das cabeças dos que ainda não acordaram para essa nova realidade. Viva 2010! Viva a revolução!

* Eduardo Spinelli é redator e sócio-diretor de criação da Molotov/FGS Propaganda, a primeira hot shop do Vale.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home