Wednesday, December 20, 2006

O case Sirilimpo


Esta é uma daquelas campanhas que dá gosto a gente fazer. Isso porque uniu duas coisas com as quais me identifico: a linguagem dinâmica dos quadrinhos e a responsabilidade social do profissional de propaganda. Foi bem bacana, tive que mergulhar no universo da coleta seletiva e pesquisar muito sobre reciclagem de lixo. Nem imaginam como sou grato à internet. O melhor foi adaptar aquela terminologia técnica e chata a uma linguagem mais leve, adequada ao público infantil. Apresentando personagens com nomes sugestivos como Sirilimpo e Zé Porquinho, a campanha conseguiu entreter e, ao mesmo tempo, informar. Além dos anúncios de jornal, que viraram objeto de culto das crianças, as quais passaram a colecioná-los e mostrá-los aos pais, o jingle também fez muito sucesso. Este foi o meu primeiro trabalho quase solo, já que o Diretor de Criação estava saindo da agência. Finalizei a letra, mandei produzir e, para minha surpresa, o jingle tornou-se um hit em São Sebastião. Fiquei sabendo que, por toda a parte, era possível ouvir as crianças cantando a música, que contava as peripécias do personagem principal e sua turma. Para um criativo, ouvir seu público cantarolar ou simplesmente assoviar uma criação sua é o melhor prêmio que se pode ganhar.

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