Monday, December 04, 2006

O pessimismo de Murphy contra a vontade de Deus

Murphy já dizia: “Se alguma coisa pode dar errado, ela vai dar errado”. Tudo bem, não foi exatamente esta a lei que o engenheiro aeroespacial americano formulou, mas foi assim que acabou tornando-se popular. Eu não acreditava muito nisso até aquela fatídica segunda-feira. Comecei “bem” o dia, acordando atrasado para o trabalho. Aquele dia já amanhecera cinzento, nublado, deprimente, destes que não dá a mínima vontade de sair da cama, muito menos de ir para o trabalho. Mal havia colocado os pés na calçada, em frente ao portão do meu prédio, e dei de cara - ou melhor dizendo, de sola - com o cocô de algum cachorrinho de madame, destas que não carregam a pá e nem a sacolinha para recolher a sujeira de seus filhotes. Que m..., pensei, enquanto ia esfregando o sapato novinho na guia. Pior que o cheiro continuava impregnado em mim. Bom, contei até dez para que isso não estragasse o meu humor. Segui a passos apressados até o ponto de ônibus, que estava lotado. E o ônibus, pra variar, atrasado. Olhava o relógio compulsivamente, como se isso fosse mudar alguma coisa. De repente, o carro de algum playboyzinho, que não tem o que fazer, passa por uma poça e joga lama por todo o lado, dando um banho em mim e nas outras pessoas que estavam ao meu lado. Minha camisa novinha, droga! O pior é que não dava tempo para voltar e trocar de roupa. Eu tinha uma reunião logo cedo e já estava mais que atrasado. Vou me limpar no escritório, pensei com meus botões, todos encharcados com aquela água suja e fétida. Finalmente, chega o ônibus, passo pela roleta e tenho que ficar de pé, com um bando de gente com o desodorante vencido se esfregando em mim. Um pastor prega as palavras do Senhor, enquanto noutro canto uma criança no colo da mãe chora sem parar. Que inferno, penso eu. Depois de quase uma hora de congestionamento, desço no ponto e caminho alguns minutos até chegar ao meu trabalho. Chego lá e antes que eu possa me limpar, meu chefe me chama até a sala dele e me diz com toda frieza e calma do mundo que a empresa estava fazendo alguns cortes e que, por isso, a partir daquele dia eu não trabalharia mais lá. Fico p... da vida com a situação e, mais ainda, com a forma como isso me foi comunicado, saio transtornado e ligo para a única pessoa que poderia me ajudar naquele momento tão difícil. Ela atende o telefone, lamenta por tudo e diz que precisa de um tempo, que a relação não vai muito bem, que o problema não sou eu, é ela. Dá pra acreditar? Chego em frente ao meu prédio, me dou conta que perdi minhas chaves. O estrondo de um trovão percorre todo o céu e, em menos de um minuto, uma chuva despenca sobre a minha cabeça. Fico ali, parado, por alguns instantes, imaginando que aquilo tudo só podia ser um castigo de Deus. Começo a chorar de raiva, e as lágrimas misturam-se às gotas da chuva. De repente, do nada, a chuva pára. O sol surge no céu, iluminando, aos poucos, carros, árvores e pessoas, num belíssimo espetáculo. Sento na calçada e fico observando por algum tempo aquele milagre. Sim, um milagre. Nisso, surge um menino bem na minha frente, como se tivesse sido colocado ali por intervenção divina. Uma criança franzina e careca, provavelmente devido a algum tipo de câncer, mas uma criança linda, com o sorriso mais lindo que já vi na vida. Ela me olha, como se me conhecesse, passa a mão na minha cabeça e, com este gesto de carinho, eu sinto a maior paz do mundo tomar conta de mim. Ela me diz para ter calma e paciência, que depois da tormenta viria a calmaria e que dias melhores virão. Ao proferir a última palavra, chega mais perto e me dá um beijo na testa. Fecho os olhos e, em questão de segundos, aquela criança não está mais lá, desaparece da mesma forma que havia chegado. Depois daquele dia, cheguei à conclusão que todos nós temos livre-arbítrio para escolher como vamos encarar uma notícia, uma adversidade, um dia ruim. E quando fraquejamos, ficamos cegos ou perdidos no meio do caminho, Deus nos envia um anjo. Um anjo, que com apenas uma palavra ou um ato, é capaz de mostrar a nós que a vida vale a pena. É neste momento que a nossa atitude frente a um problema muda, pois nós passamos a acreditar que se alguma coisa pode dar certo, ela vai dar certo. E realmente, pensando assim, ela dará.

2 Comments:

Blogger gcbgobbato said...

Em meio aos Delta S sobre Delta T, meu professor de Física me dizia: "Tudo depende do referencial." Se a lição parece uma verdade absoluta para as exatas, para as arestas irregulares do nosso comportamento ela também é bastante aplicável. Pode parecer papo cabeça, mas enxergar o copo meio cheio ou meio vazio depende do quem é o dono dos olhos.

3:58 PM

 
Blogger Camila said...

Legal que criou um blog ; )
bjs, camila

4:55 AM

 

Post a Comment

<< Home