Tuesday, March 30, 2010

Gostava tanto de você

Ao lado de Jorge Ben, Tim Maia está entre os meus músicos brasileiros preferidos. Sim, está, assim mesmo, no tempo presente. Afinal, nosso querido Tim se foi, mas sua música eternizou-se no cancioneiro popular e em nossos corações. E se Tim Maia é um dos meus músicos preferidos, “Gostava tanto de você” com certeza é a minha música preferida. Isso porque ela representa o que, na minha opinião, é uma das características mais marcantes desse cantor: a habilidade de transformar uma letra triste em uma belíssima e alegre canção. Veja só: “Não sei por que você se foi/ Quantas saudades eu senti/ E de tristezas vou viver/ E aquele adeus não pude dar”. Se você parar para pensar, é uma letra extremamente triste, fala de separação, de saudade, de tristeza e de abandono. Apesar disso, é uma música pra cima, daquelas que você ouve e imediatamente sente vontade de dançar, cantar ou assoviar. É contagiante. Faça o teste. Experimente tocá-la em uma festa. É sucesso garantido pra animar a galera. Quer saber o mais curioso? A vida toda eu pensei que essa música falava do término de um relacionamento afetivo amoroso. Daí um belo dia, eu descobri que não, que na verdade a letra, composta por Édson Trindade, era uma homenagem à sua filha, morta em um acidente. Fiquei arrepiado quando soube, mas depois daquele dia nunca mais consegui ouvir essa música da mesma maneira. Confesso que até passei a gostar mais dela. “Você marcou em minha vida/ Viveu, morreu/ Na minha história/ Chego a ter medo do futuro/ E da solidão/ Que em minha porta bate”. Talvez tenha gostado porque, na minha vida, a dor da saudade sempre foi mais intensa que a dor da separação. O fim de uma paixão faz você sofrer, mas com o tempo você consegue preencher aquele vazio. Já o fim da vida, de uma pessoa que você ama, deixa feridas que, provavelmente, você levará a vida toda para cicatrizá-las.
Por outro lado, a música “Ive Brussel”, de Jorge Ben - que a maioria das pessoas que eu conheço canta erroneamente “Pro céu” - é uma das letras mais simples e perfeitas que eu já ouvi. “Não sei não/ Assim você acaba/ Me conquistando/ Não sei não/ Assim eu acabo/ Me entregando”. É a música que ouço repetidas vezes - sim, sou daqueles que quando gosta de uma música, deixa tocando no modo Repeat do CD player - sempre que estou feliz, apaixonado ou de bem com a vida. Ao contrário da música de Tim, ela é uma ode à paixão, ao flerte e não tem nenhum mistério escondido nas entrelinhas. É aquilo e pronto. Mais tarde, fui descobrir que Ive Brussel é, na verdade, o nome de uma fã francesa por quem Jorge Ben, certa vez, se apaixonou. Imagine: o cara se apaixona, se inspira e compõe uma música que, anos mais tarde, continua sendo um hit capaz de levantar milhares de fãs (falo por experiência própria, pelo que presenciei no show dele em São Paulo, no mês passado). Fico feliz em dizer, caro leitor, que, após tantas perdas e tristezas na minha vida, estou vivendo um raro momento de felicidade. E como eu gosto de transformar sentimentos em palavras, talvez na minha próxima canção, eu deixe de chorar pelas pessoas que partiram e comece a agradecer pelas que acabaram de chegar.

Ouça agora “Ive Brussel” e, em seguida, ouça “Gostava tanto de você”. Mas ouça bem alto. E deixe-se levar pela emoção, seja ela uma vontade de chorar ou um desejo incontrolável de dizer “eu te amo”.

3 Comments:

Blogger danii said...

Adorei! :D

6:52 AM

 
Blogger Camila Bearzatto said...

Realmente profundo....PARABÉNS!

4:08 AM

 
Blogger Alexandre Ferreira said...

E olha eu aqui novamente seguindo os seus escritos Edu. Agora dá para entender que você tem alma sensível, de artista, que quando vive fortes emoções extravasa-os escrevendo, como disse antes, muito bem.
Está ai, nunca tinha pensado sobre a origem dessa letra do Tim, já cansei de escutar e ficar feliz ao ouvi-la. O Tim era assim, mergulhava na tristeza para nos fazer alegres. Desculpa continuar perseguindo teus escritos garoto... :)

6:25 PM

 

Post a Comment

<< Home