Monday, December 11, 2006

Webwriter - Redator em tempos de internet*

Para ser um bom redator hoje não basta saber escrever bem. É preciso saber escrever bem em todas as mídias. Por isso, o redator precisa estar o tempo todo ligado nas últimas tendências. Com a popularização da internet e as mudanças tecnológicas, que ocorrem cada dia de forma mais rápida, o profissional precisa estar constantemente se atualizando. Hoje se fala em Marketing Viral, com a divulgação de filmes virais na internet, que você recebe, gosta e envia para o seu amigo que envia para o amigo dele e assim vai. Esta demanda criou um novo paradigma para a comunicação publicitária. O internauta deixa de ser passivo, passa a interagir, deixa de ser apenas receptor da mensagem para também ser ele próprio um emissor. Muitas empresas, hoje, incluem em suas estratégias de campanha ações de Mobile Marketing, que nada mais são do que mensagens bem direcionadas enviadas pelo celular.
Por falar em quebra de paradigmas, um dia caiu um job na minha mesa. Era para fazer um podcast para um cliente nosso, a VIACABO, uma operadora de TV a cabo e internet banda larga. “Podcast? Que catzo é isso?”, eu pensei. Eu já tinha ouvido falar que a Kaiser estava sendo uma das pioneiras a utilizar este tipo de linguagem para internet. Bom, daí eu tive que pesquisar, né?
Descobri que “podcast é um conteúdo de áudio que pode ser baixado via Internet e ouvido em MP3 Players, como o iPod , ou em computadores, com softwares específicos”.
Em seguida, comecei a ouvir vários podcasts na internet, um mais legal que o outro. Bom, daí eu já me senti mais preparado. Comecei a escrever, locutei, cronometrei, imaginando que um internauta - provavelmente jovem - estaria ouvindo enquanto estivesse fazendo outras coisas como baixar músicas, conversar no msn, olhar os scraps do orkut e navegar em outros sites. Para minha surpresa, o cliente - o canal pago TNT - adorou e elogiou muito o nosso trabalho. Mal sabia ele que era o nosso primeiro filho. É, o primeiro podcast a gente jamais esquece.

* trecho extraído da palestra "O contexto criativo na publicidade", ministrada por mim, em outubro de 2006, na Fatea - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

Gostou? Então entre em contato comigo pelo e-mail: eduardospinelli@vivax.com.br
Terei o maior prazer em ministrar uma palestra na sua escola ou faculdade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home