Friday, February 09, 2007

Pepsi ou Coke?


Como eterno estudioso de marketing, adoro experimentar novos produtos lançados no mercado. Bis sabor laranja, Draft Wine (chopp e vinho), Batata Frita Sensações sabor frango a passarinho, a lista de bizarrices é extensa. A maior parte acaba tendo um ciclo de vida do produto bem curto. Mas alguns destes produtos vingam. Não é o caso da Aquarius Lemon, da The Coca-Cola Company, com certeza. Uma bebida que simplesmente não tem gosto de nada. E se tem, é ruim. Já a sua concorrente, dentro da categoria “água gaseificada com suco de limão”, H2OH! - adorei o nome! - , da Pepsi, como o próprio nome diz, me surpreendeu: Ohhhhh... Bebida refrescante, teoricamente saudável e, convenhamos, viciante! Já comprei um estoque do produto pra passar o carnaval. Vale lembrar que sempre tento analisar estes lançamentos do ponto de vista dos 4 Ps do Kotler: Produto, Preço, Praça e Promoção. No caso da variável Produto, ambas as marcas ressaltam o diferencial da categoria: zero açúcar. Ou seja, tentam preencher um nicho de consumidores que querem matar a sede, gostam de levar uma vida saudável, mas que não abrem mão das bolhinhas provocadas pelo gás carbônico (vulgo CO2, aquele mesmo, responsável pelo aquecimento global). O Preço é o mesmo: R$ 1,39. Mas o sabor, quanta diferença! No quesito Praça, acredito que ambas estão com alguns probleminhas de logística - foi difícil encontrar os produtos em supermercados e padarias -, mas isso é normal nesta fase inicial. Até que a oferta e a demanda se equilibrem pode ainda levar um tempo. Quanto à Promoção, é só olhar na mídia e nas gôndolas de pontos-de-venda. Ambas contam com o apoio de duas gigantes em investimentos publicitários. Uma verdadeira batalha mercadológica. Em tempo: a embalagem e o rótulo da H2OH! também são infinitamente superiores. Bom, é isso. Experimente você também estes lançamentos. E tire suas próprias conclusões. Que eu vou tomar uma H2OH! bem geladinha agora, porque já deu sede e aquela vontade de ouvir "tssssssssss".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home